Página Inicial

O acto de engenharia exige e deverá continuar todos os dias a exigir de nós um forte contributo social muito para além do que a técnica da profissão nos disponibiliza.







sexta-feira, 24 de junho de 2011

Caracterização Construtiva e Levantamento das Anomalias Mais Representativas em Paredes Exteriores nas Construções da Nazaré (apresentação em power point)

As construções expostas a meios ambientais agressivos estão mais vulneráveis à aceleração da sua degradação a todos os níveis quer estruturais, quer funcionais. Alterando a estrutura do sistema “parede” altera-se-lhe igualmente a sua capacidade de desempenho inicialmente pretendida. Os factores que mais contribuem para esta aceleração estão descritos na apresentação em Power Point deste Apontamento.

As construções costeiras têm um nível de degradação mais acelerado e com maior gravidade que as construções protegidas deste meio agressivo.

Particularmente, a Nazaré, pela distribuição que têm da sua malha urbana, encontra-se sujeita a uma forte aceleração degradativa devido essencialmente á potenciação da erosão por amplificação da pressão dos ventos a Nascente ou NW  devido ao efeito de “funil”. Esta acção, acompanhada do transporte aéreo da água do mar (plena de sais), particularmente nociva aos materiais normalmente utilizados na construção bem como ao transporte de areias que provocam o efeito de abrasão nas superfícies das paredes, requerem estratégias diferentes no acto de abordar qualquer projecto de construção.

Estão particularmente em causa os processos de construção, os materiais a utilizar e, fundamentalmente, uma maior preocupação na periodicidade  e qualidade da manutenção quer preventiva quer de reparação/reabilitação das anomalias ainda no seu estado inicial.

Sem comentários: