Esta monografia pretende referenciar e caracterizar algumas das anomalias mais representativas evidenciadas em ambiente exterior em paredes nas construções da Nazaré. Este trabalho decorre de um levantamento fotográfico e termográfico elaborado aleatoriamente em ambiente exterior onde para tal se percorreram a maioria das ruas na Nazaré e do Sítio, tendo por base as evidências patológicas visíveis nas paredes de fachada aos edifícios.
Pretende-se, utilizando o levantamento fotográfico efectuado, caracterizar as ocorrências patológicas de maior expressão tendo em consideração as condições ambientais em que se inserem, a disposição urbanística existente e as características da construção em cada caso levantado.
A função das paredes que definem a envolvente exterior dos edifícios é tanto mais eficaz quanto melhor enquadrada estiver quer nos processos de construção utilizados em cada caso, no meio ambiente em que se insere. A eficácia destes elementos depende ainda da sua boa execução, dos materiais utilizados, dos estudos que devam ser feitos no decurso da elaboração dos projectos bem como, e muito importante, dos cuidados de manutenção durante o período de vida de todo o sistema.
Uma parede de um edifício e mais concretamente as que definem a envolvente exterior, não é senão um sistema que combina estética com materiais, exequibilidade e adequabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário