Página Inicial

O acto de engenharia exige e deverá continuar todos os dias a exigir de nós um forte contributo social muito para além do que a técnica da profissão nos disponibiliza.







quinta-feira, 1 de agosto de 2013


Bolores no Interior das Habitações

O desenvolvimento de bolores no interior das habitações tem, inevitavelmente, implicações para a saúde e conforto dos ocupantes. Estes produzem microtoxinas que, quando inaladas em excesso, poderão provocar graves problemas para a saúde nomeadamente a pessoas com elevada sensibilidade a estes microrganismos, com alergia ou asma. Também se podem verificar irritação nos olhos, na pele ou nas vias respiratórias.

Para que se desenvolvam, os bolores necessitam de condições favoráveis:


-Temperaturas favoráveis;
-Nutrientes adequados nas superfícies;
-Oxigénio;
-Humidade.

Em qualquer habitação, regra geral, estas quatro condições existem sendo o fator humidade aquele onde se poderá intervir.

O desenvolvimento de bolores depende dos seguintes fatores:


-Temperatura exterior;
-Temperatura interior;
-Humidade relativa exterior;
-Produção de vapor no interior;
-Taxa de renovação do ar interior;
-Resistência térmica da envolvente interior e exterior;
-Condensações interiores;
-Textura das superfícies interiores.

A eliminação dos bolores no interior das habitações depende da alteração das condições favoráveis ao seu desenvolvimento.

Situações como arejamento dos compartimentos, repintura das superfícies, aplicação de anti-bolores são um mito, eles voltarão a desenvolver-se.

Por vezes serão necessários estudos e monitorização das condições que fomentam o desenvolvimento dos bolores até que se implantem outras que possam eliminar o seu aparecimento sem diminuir contudo as condições de habitabilidade dos espaços.

 
fipeng@gmail.com

 

Sem comentários: